Na campanha "Uns com os outros", tivemos a presença do Apóstolo Joel, da cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. E ele foi um vaso, tremendamente usado pelo Senhor naquela noite... Conforme o prometido, segue a ministração feita.
"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Romanos 12:18)
Relacionamentos, esse é o grande desafio para as igrejas nos dias de hoje...
A igreja que busca do Senhor poder, unção e graça, precisa buscar maturidade, pois temos que ter paz para recebermos as multidões que o Senhor tem mostrado.
Às vezes, não temos maturidade para nos alegrar com as conquistas uns com os outros: temos que vigiar muito sobre o que falamos.
Em Atos, a Palavra nos traz um dos muitos momentos da vida de Silas e Paulo:
"E perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos."
(Atos 16:25 e 26)
Vemos que Paulo e Silas estavam presos, e normalmente o que se espera de alguém nessa situação, é que ele murmure, mas eles, Paulo e Silas, louvavam ao Senhor Deus e seus companheiros de prisão os ouviam... Eles cuidavam do que saía de suas bocas.
Precisamos entender que aquilo que dizemos pode abrir ou fechar prisões, que ao abrirmos os nossos lábios devemos ter paz naquilo que iremos falar. Assim, como os apóstolos Paulo e Silas, nós também temos companheiros, pessoas que estão ao nosso redor.
O que essas pessoas tem ouvido de nossos lábios?
Palavras de paz ou de guerra?
Jesus quebrou paradigmas em sua época, principalmente no que dizia respeito a relacionamentos. Ele compreendia e fazia seus discípulos compreenderem que os fracos são os que condenam e fortes aqueles que compreendem.
Em Ezequiel 37 existe um princípio estabelecido: Cada osso com o se osso.
"Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso."
(Ezequiel 37:7)
Precisamos encontrar o nosso lugar no reino, no corpo de Cristo, pois o mover do Espírito Santo, segue o princípio da paz, do Shalom, a paz que excede todo o entendimento.
" Como Moisés, servo do Senhor, ordenou aos filhos de Israel, conforme ao que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras inteiras, sobre o qual se não movera ferro: e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram sacrifícios pacíficos."
(Josué 8:31)
" E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferrro se ouviu na casa quando a edificavam."
(I Reis 6:7)
Aqui, o Senhor nos ministra de forma tremenda, pois todas as vezes que um altar era levantado, as pedras utilizadas para levantar este altar não podiam ser trabalhadas com o ferro, não podiam ser polidas ou cortadas; elas tinham que ser encaixadas sem que fossem deixadas brechas.
Quando existe encaixe, isto é, o Shalom do Senhor, as bases do altar não se descaracterizavam, pois as pedras eram usadas tal qual vinham das pedreiras, e assim somos nós: eu, você ...
É quando estamos em unidade, quando há encaixe então vem o Shalom...
Um altar não pode ter brechas, se há brechas, haverá guerras.
O desafio de um líder é organizar as pedras.
O Espírito Santo coloca cada pedra em seu lugar, afinal, quando quero estabelecer um altar de adoração eu preciso do meu irmã, da minha irmã: uma pedra sozinha não traz a glória.
Alguém perdido fica em crise sem saber qual é o seu lugar. Mas, louvado seja Deus, pois temos a paz do Senhor, quando há obediência aos princípios...
Assim, cada um de nós encontraremos o nosso lugar no corpo de Cristo, sabendo nosso lugar, fechando as brechas, cuidando para que de nossas bocas só saiam palavras de paz, dessa forma o Senhor se moverá com abundância em nossas vidas, em nossa igreja.
E com relacionamentos alicerçados na Pedra fundamental, que é Jesus Cristo, caminharemos com sabedoria e alcançaremos as multidões que estão sedentas do Deus vivo!!