terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ansiedade que prejudica

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças."

(Filipenses 4.6)

Este tipo de ansiedade significa aflição, agonia, ou angústia, e é completamente prejudicial à alma do ser humano. Não deve ser confundida com anseio - um desejo veemente, uma ambição ou aspiração por algo. Por exemplo, quando é falado que: ansioso espero pela volta do Senhor significa que tenho um forte desejo pela volta de Cristo. A ansiedade que prejudica causa grande abatimento ao homem "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra" (Provérbios 12.25). Quando a ansiedade domina o coração que significa alma, ela desencadeia uma série de doenças no corpo como úlceras, gastrites, urticárias e outras.
Ao contrário do que muitos pensam, ela impede que o progresso em todos os sentidos seja realizado "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" (Mateus 6.27). Na medida em que todas as necessidades são colocadas diante de Deus através da oração, súplica e das ações de graças a ansiedade é substituída pela fé convicta de que o Senhor nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. Se você se encontra aflito clame ao Senhor porque Ele te ouve e te livra de todas as suas tribulações. Mesmo que sejam muitas as aflições do justo, o Senhor de todas o livra. Creio que a justiça perfeita do Senhor irá livrar-lhe de toda angustia, basta invocá-lo no dia em que ela chegar: "Invoca-me no dia da angustia; eu te livrarei, e tu me glorificarás" (Salmos 50.15).

No ágape.
Pr. Fernando Vieira

Nenhum comentário: