Muitas vezes o Senhor nos dá grandes vitórias e por elas nos alegramos e celebramos. Contudo, a nossa alma diante das dificuldades se inquieta e começamos a murmurar (reclamar).
Todos nós já murmuramos e alguns ainda murmuram e isso entristece o coração do Pai, pois Ele nos ama e quer nos abençoar, mas a murmuração nos faz perder o foco, nos afasta das bençãos.
O povo de Israel atravessou o Mar Vermelho a pés enxutos e por três dias celebraram ao Senhor pelo livramento que Ele concedeu, porém, ao sentirem sede começaram a reclamar, criticar e sentir saudade da escravidão. Imaginem que eles eram livres, o Senhor havia aberto o mar para eles passarem, mas na primeira dificuldade esqueceram do poder do Deus vivo e começaram a lamuriar.
E ao avistarem um poço se lançaram nele, mas as águas eram amargas...
"Então chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso chamou-se o seu nome Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces: ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.
E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e obrares o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes dágua e setenta palmeiras: e ali se acamparam junto das águas." (Êxodo 15:23-27)
Quantas vezes deixamos de olhar para as bençãos e livramentos que o Senhor nos concede para olharmos apenas para os problemas? Quantas vezes deixamos de louvar, de agradecer, de abençoar com nossa boca e começamos a lamentar a situação, reclamar da vida e dos problemas?
Mas, o que o Senhor quer nos ensinar com as águas de Mara?
1º) A murmuração torna a vida amarga
2º) A murmuração impede o povo de caminhar com o líder (Jesus)
3º) A murmuração rouba a promessa
Que possamos estar atentos para as palavras que saem das nossas bocas, que elas não sejam amargas mas doces, que tragam benção e vida e não morte e maldição. Deixemos de murmurar para louvar e agradecer ao Senhor pelos milagres na nossa vida. Os quais nos levam a grandes vitórias.
Pois em Cristo, somos mais que vencedores!