terça-feira, 1 de julho de 2008

Beijar Labão e dizer adeus - parte I

Levantou-se Labão de manhã cedo, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para o seu lugar.
( Gênesis 31:55)

A Bíblia, em Gênesis 31:26-55 nos conta a história de Jacó. Muitas pessoas vêem Jacó sempre e tão somente como enganador, como suplantador, como mentiroso e trapaceiro. Na realidade o nome Jacó, no hebraico tem tudo a ver com engano, trapaça, mentira, suplantar; mas Jacó recebeu esse nome por causa da forma que nasceu, segurando o calcanhar de seu irmão. Mas quando você lê o episódio da vida de Jacó, você compreende que ele se apropriou da benção que seu irmão mais velho tinha direito, e você também lê que a idéia de se apropriar da benção, não partiu de Jacó, mas de sua mãe e essa ainda o instruiu como ele deveria fazer a coisa acontecer.

Rebeca recebeu uma 'santa revelação' e ela resolveu fazer do seu jeito para que as coisas acontecessem na vida de Jacó (Gn 27: 6-13); e ela ainda disse que toda maldição de tal ato recaísse sobre ela e não sobre Jacó, por enganar a seu pai.

No vs. 29 Deus impede Labão de fazer mal a Jacó. Deus vê o coração de Jacó, Deus vê o trabalho de Jacó e também a esperteza do sogro dele. Jacó estava sofrendo trapaça e engano de seu próprio sogro.

Tem momentos, tem hora, tem tempo na vida, que precisamos ter uma 'santa ira' com o que está acontecendo com a gente. Tem hora que você tem que se sentir cansado, enjoado de onde você está, da forma como está vivendo ou mesmo sendo tratado. O Vs. 36 nos diz que Jacó irou-se com a situação que estava vivendo; Jacó irou-se por trabalhar tanto e não ver progresso, por se dar tanto e não ter verdadeiro retorno. Jacó se irou por ter sido feito de bobo. Jacó se irou por trabalhar tanto e não ver retorno do seu trabalho. Jacó se irou por derramar seu suor para ver a firma, a empresa de seu sogro crescer e em retorno ser passado para trás. Jacó se irou por se dar tanto pelo progresso das empresas 'Labão Companhia Limitada' e ser tratado como um qualquer.
Um grande inimigo da benção de Deus em nossa vida é a acomodação. Pessoas se acomodam em ganhar pouco, em não ter o suficiente e até em serem roubadas. Pessoas deixam as coisas como estão para verem como é que ficarão, mas não se posicionam, não reivindicam, não têm uma ira santa contra as coisas que são contra elas mesmas. Pessoas se acomodam em ouvirem que o Brasil está numa boa, que somos uma das melhores economias do mundo, que o brasileiro está cada vez melhor, quando tudo isso é somente marketing para capital estrangeiro ver; a realidade é bem outra: Os brasileiros continuam em muitas dificuldades; a criminalidade aumenta; os preços dos produtos, dos alimentos são cada vez mais galopantes; e, para comprar certos produtos, todo mundo faz cara de feliz tendo que dividir no cartão de crédito em doze vezes. E ainda há os que dizem: pelo menos nós podemos comprar! Se querem se enganar, fazer o que?

Muitas vezes nosso jeito de ser, nossa timidez, nossa falta de coragem, nossa falta de visão, nossa omissão oferece espaço, oportunidade para as pessoas nos manipularem, abusarem de nós, nos desrespeitarem, nos passarem para trás, tirarem vantagem de nós e até nos roubarem.

Quando fazemos um trabalho e não recebemos nada, quando gastamos nosso tempo, nosso dinheiro para fazer algo para alguém e não recebemos, não cobramos ou reivindicamos nada, estamos dando oportunidades para abusarem de nós, no momento e no futuro.

Labão estava por muito tempo tirando vantagem de Jacó. Labão estava por muito tempo passando Jacó para trás. Labão estava por muito tempo fingindo que não via que Jacó era um bom e dedicado trabalhador. Labão estava por muito tempo fazendo de conta que era um patrão honesto e justo. Jacó trabalhou 20 (vinte) anos para Labão!

Vinte anos de trabalho para o próprio sogro e o vs.41 nos diz que dez vezes Labão diminuiu o salário dele, passou ele para trás, o enganou.

Labão era uma espécie de patrão dos nossos dias, que retém o salário dos trabalhadores, que deixa de dar aumento, que inventa desculpas para não dar ao empregado o que é justo.

Vinte anos: é hora de beijar Labão e dizer adeus, bye, bye, so long!

É hora de se despedir de tudo que impede o seu avanço, a realização de seus sonhos,a sua benção e a aquisição do que você tem por direito.

O Vs. 55 diz: Levantou-se Labão de manhã cedo, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para o seu lugar.

Talvez você já esteja 7, 10, 20, 25 anos numa situação difícil, sendo passado(a) para trás no seu serviço, nos seus direitos. Sendo lesado na sua própria família. A justiça retendo o dinheiro que você tem direito. Pessoas devendo a você grandes somas e não lhe pagam. O patrão fazendo cara de bobo diante de suas dificuldades e não pagando o que deve a você, nem mesmo dando-lhe o aumento que você necessita.

Se dependesse de Labão, Jacó sairia pobre e sem nada depois de trabalhar vinte anos para ele (Gn 31: 41-42). Mas nosso Deus é Deus abençoador, é Deus que toma a causa de seus filhos em suas mãos, que trabalha por aqueles que nEle esperam (Is 64:4). Ele é Deus que odeia quando alguém se apropria do que é devido àqueles que O amam. A Bíblia nos diz que Ele é Jeová- Tdsikenu (Senhor Justiça nossa) e Ele promete que vai restituir tudo que nos foi tirado, roubado.
Jacó diz que se não fosse o Deus de seus pais, Abraão, Isaque, ele sairia com uma mão na frente e outra atrás, que ele voltaria para a terra dele, para a família dele, com menos até do que quando ele foi trabalhar para o sogro.

Se você não respeitar quem você é, ninguém vai respeitar. Se você não valorizar sua chamada, sua vocação, ninguém vai valorizar. Se você não lutar para quebrar o jugo por causa da unção sobre você, você ficará sempre na dependência dos outros, você vai sempre depender de quem lhe indique, de quem lhe dê as sobras, ou as migalhas, melhor dizendo!
Está na hora, e eu espero em Deus que seja agora, hoje, já, que você compreenda, atine, perceba que as pessoas não podem lhe dar nada. Tudo que você tem ou venha a ter, virá de Deus, virá do agir de Deus a seu favor, sofrerá uma intervenção divina em seu favor. A Bíblia nos diz que toda boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação (Tg 1:7).

Nenhum comentário: