quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Chega de passar necessidade - Parte 1

"Uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: "Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto."
(2 Reis 4: 1-7)

O profeta Eliseu é o homem da porção dobrada. Eliseu é o homem da multiplicação, ele representa a grandeza de Deus. Ele não queria pouco, ele queria em dobro.Ele queria mais, muito mais de Deus, muito mais da unção! Ele havia percebido que com Deus tudo é em dobro. Dupla honra, dupla restituição, duas vezes mais o que perdemos e isso foi a motivação para ele pedir a mesma unção que Elias tinha, mas em porção dobrada.

Nosso problema é que às vezes pedimos acanhadamente, pedimos com medo, com economia, sem jeito, cheios de timidez, crendo sempre que Deus tem um escritório de pequenas causas, de pequenas respostas. O problema de alguns é que crêem que não podem pedir coisas grandes, que ser humilde é se contentar com pouco e que é falta de humildade querer muito, sonhar grande, querer o melhor.

Muitas vezes pedimos a Deus, mas com conceitos errados a respeito da vontade de Deus e também do caráter dEle.
Está na hora de você se sentir incomodado, cansado, enojado de lutar, lutar, lutar, vir o devorador e lhe roubar, vir o inimigo e tirar o que você tem e ainda rir da sua cara. Está na hora de você em fé dizer: chegaaaaaa!

Você pode ter a unção e mesmo assim continuar com falta, mas você precisa se levantar em fé e não aceitar mais isso, não aceitar viver de pagamento em pagamento quando Deus tem muito mais.

Um salário apertado, que mal dá para chegar a quinze dias não glorifica a Deus. Um emprego que não requer o seu melhor e em contra-partida não lhe recompensa bem, é trocar seis por meia dúzia. De Gênesis a Apocalipse Deus quer nos ensinar a viver em abundância, em prosperidade. Nós sabemos que Jesus não morreu na cruz para que fôssemos ricos, porque Abraão, Jó, Salomão já eram ricos antes de Jesus vir a este mundo. Mas Jesus morreu para que tivessemos prosperidade, para que vivessemos uma vida próspera e prosperidade começa acertando a vida com Deus, recebendo Jesus como Salvador, aceitando que Ele veio a esse mundo para nos livrar da perdição eterna, que Ele morreu na cruz para pagar a dívida do nosso pecado.

A leitura bíblica acima nos fala que essa mulher estava em crise, sozinha, sem marido, os filhos à ponto de serem levados em pagamento das dívidas contraídas pelo pai. Aqueles rapazes representavam o futuro dela, aqueles rapazes representavam a provisão dela. Aqueles rapazes representavam o sustento dela.

O diabo quer roubar seu futuro, sua provisão e seu sustento. O credor representa o inimigo sempre pronto a tirar tudo que você tem. O credor representa o inimigo que veio para roubar, matar e destruir. Tirar a paz, tirar os filhos, tirar a esperança no futuro. Eu não estou interessado sobre o que ensinaram a você, o que usaram da Bíblia para dizer a você. Eu não estou interessado em saber que disseram a você meias verdades sobre Deus e a Sua Palavra, a Bíblia. Eu sei que Deus quer a sua prosperidade. Que Deus ama a prosperidade daqueles que O servem.

E prosperidade não é só dinheiro, não é só na área financeira. Prosperidade tem a ver com saúde, tem a ver com relacionamentos com amigos e familiares, tem a ver com vida espiritual e tem a ver com equilíbrio financeiro.

Ter fé não nos livra de problemas. A fé não é a negação da nossa situação, não é fingir que não sente falta de determinadas coisas. A fé enxerga a situação como ela exatamente é. Abraão sabia de sua situação e de sua mulher. Ele sabia que já tinha muita idade, que já não havia condições de produzir um filho, e que sua mulher já não ovulava mais, mas ele pôs toda fé dele na Palavra, promessa que Deus tinha feito a ele.

A mulher do texto que lemos, sabia de sua situação e diz: 'Meu marido está morto, eu não tenho como pagar as dívidas deixadas por ele, meus filhos vão ser levados.' O profeta pergunta a ela: 'O que vou fazer por você? O que você tem em casa?'

O que você precisa para viver em abundância já está na sua casa, querido(a), você só precisa do milagre. Sua necessidade chama a atenção de Deus, mas ele não responde à sua necessidade, ele responde à sua fé em oração. Deus não fica quieto, inerte diante das necessidades de Seus filhos, Ele quer fazer algo se deixarmos. Ele deseja nos socorrer, Ele deseja fazer um grande milagre que vai mudar sua situação e trazer glórias ao nome dEle.

Você pode ter certeza de uma coisa: Quando você não tem, quando você está numa situação difícil, Deus entra em ação. Tem hora que na nossa vida, só Deus. Não tem banco, não tem empréstimo, nem tem pessoa para emprestar, só Deus agindo, só Deus fazendo um grande milagre, e Ele vai fazer! Deus se agrada em abençoar àqueles que O buscam em total dependência dEle. O desespero do homem é a oportunidade de Deus.

O profeta mandou ela pegar vasilhas emprestadas, muitas vasilhas, quantas fosse possível. Quando o milagre vai acontecer Deus precisa de uma ajuda nossa. Deus não faz mágica, faz milagres. Na mágica você assiste, no milagre você tem que participar.
O azeite acabou porque não tinha mais vasilhas para colocá-lo: Deus não gosta de desperdício. Na multiplicação dos pães Ele mandou juntar o que havia sobrado.

Nenhum comentário: